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Tomada de Posse do novo executivo da União de Freguesias de Moura e Santo Amador
   
Instalação da Assembleia de Freguesia
   
DIREITO DE RESPOSTA ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA À “RÁDIO PLANÍCIE”, EM 29 DE JULHO DE 2016.

Senhor Diretor da Rádio/Jornal “A Planície”, no seguimento das declarações proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Moura à estação de rádio da nossa cidade e concelho, vimos, por este meio solicitar a divulgação do seguinte esclarecimento, que visa colocar a realidade acima da ficção.
 
 

O Presidente da Câmara Municipal de Moura ‘recomendou à União de Freguesias de Moura e Santo Amador que se preocupe com o estado “calamitoso” em que se encontra o Quintalão do Padre, em Santo Amador, e com o facto da Casa Mortuária, desta localidade, não servir a população”.

Tem razão, o Presidente da Câmara. Efetivamente, entre muitos problemas herdados da anterior gestão da Junta de Freguesia de Santo Amador, a União de Freguesias herdou um Quintalão do Padre, que durante muito tempo serviu de estaleiro de obras da Câmara Municipal de Moura, transmitindo a este espaço uma imagem degradante. A atestar a veracidade das declarações da União de Freguesias, junta-se cópia do ofício (anexo 1) da C.C.D.R. Alentejo confirmando a notificação ao município de Moura “na qualidade de responsável pelos materiais, realizar o acondicionamento dos mesmos, em local apropriado…” . Para que conste, juntamos também os anexos 2 a 7 com as imagens dos materiais em causa, posteriormente removidos pela C.M.M. .

Hoje, o Quintalão do Padre, está com uma imagem diferente, cuidado e limpo dentro das possibilidades da União de Freguesias (anexo 7A), que nem um pé de vento ou ficção conseguem disfarçar.
No que diz respeito à Casa Mortuária de Santo Amador, recebemos um edifício que não oferece qualquer conforto para quem se despede dos seus entes queridos, e as imagens (anexos 8 e 9) são realidade pura das instalações que encontrámos no final de 2013 quando tomámos posse. E nesse contexto, o Presidente da Câmara tem razão quando refere que a “Casa Mortuária, desta localidade, não servir a população”.

E por não servir, tem o Presidente nos serviços da Câmara Municipal de Moura, desde o dia 20 de julho de 2016, um pedido de parecer prévio não vinculativo (anexo 10) relativo ao projeto de modernização da Casa Mortuária de Santo Amador, cujo investimento está orçado em €80.003,82, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, mais projeto  elaborado por técnicos da cidade de Moura. A União de Freguesias irá candidatar este projeto a financiamento estatal, pelo que apelamos desde já ao Presidente da Câmara para que despache a documentação a emitir pela C.M.M., e que fará parte do processo de candidatura a submeter à entidade financiadora, e que muito desejamos venha a ser aprovado.
Para que conste, juntamos também duas peças desenhadas do projeto, a planta e um corte do novo acesso à Casa Mortuária de Santo Amador (anexos 11 e 12), que virá certamente a oferecer condições que a população de Santo Amador nunca teve até aqui.
O Presidente da Câmara de Moura queixa-se de tudo e de todos, e não assume responsabilidades de nada. Pois, que continue a viver de ficção. Os eleitos da União de Freguesias de Moura e Santo Amador continuarão a servir as populações de Moura e Santo Amador, com os parcos recursos que têm à disposição, com realismo, sentido de missão, e superando desafios e os obstáculos colocados por quem pouco ou nada fez pelas nossas populações, e se entretém a prejudicar quem trabalha em nome dessas mesmas populações e não de caciques políticos. 

“A Planície” não terá condições para mostrar todos os documentos que dão realismo às nossas declarações, mas, todos eles estarão disponíveis no site e facebook oficial da União de Freguesias de Moura e Santo Amador.

O Presidente da União de Freguesias de Moura e Santo Amador, em 29 de julho de 2016
 
Álvaro Azedo Alegria


Anexos:

- Anexo 1

- Anexo 2

- Anexo 3

- Anexo 4

- Anexo 5

- Anexo 6

- Anexo 7

- Anexo 7A

- Anexo 8

- Anexo 9

- Anexo 10

- Anexo 11

- Anexo 12




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